domingo, 27 de março de 2011

"o comandante." POR VIRGÍNIA BARROS


 Através de uma poesia pernambucana, oriunda de uma camarada valorosa e tão apaixonada por este quadro comunista, ícone da política e da cultura brasileira, quem quiser conhecer mais sobre Luciano Siqueira, acesse: www.lucianosiqueira.com.br 

Dentre tantas coisas que aprendi nesta vida, aprendi a me fazer aprendiz dos homens de bem que seguem na luta pelas causas justas. Meu comandante é um desses homens de traços simples que, pela sabedoria, parece pensar à frente de todos os outros. Ensinou-me que política se faz com o povo, com proposta e com poesia – um verso bem desenhado também é uma arma nas mãos da gente que sofre. Sua voz é a voz de milhares desde cedo, pois desde cedo os homens de bem começam a sentir a tragédia do povo.

Tem no currículo da vida a tortura, a fuga, a derrota, a clandestinidade, mas segue através dos dias com o sorriso amigo e o abraço apertado que só um verdadeiro revolucionário carrega mesmo diante das amarguras tantas que encontramos pelo caminho. Ensinou-me o sorriso sincero, a tranquilidade para opinar, a sabedoria para criticar, a firmeza para decidir. Ensina-me tanto mais a cada encontro longo ou ligeiro de um dia qualquer.

Luciano Siqueira, meu comandante, que me apresentou o espetáculo do povo rompendo barreiras, do povo em luta, seja nos comícios, nas passeatas, no cotidiano do mandato, na poesia e nos artigos diversos. Vive a vida de muitos homens e mulheres deste país e é exemplo para a juventude que sonha em abraçar o desafio de um mundo sem opressões. Este espetáculo, camarada, jamais se apagará da minha memória.






Virgínia Barros é Presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP-  Cândido Pinto) e Diretora da UNE.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaino nos diz "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.", seu comentário será muito bem vindo pois suas palavras e são ações concretas embasadas no que o maior filósofo de todos os tempos citou "Mais que conhecer a realidade, é necessário transformá-la" (Karl Marx). A política deste Blog, se da pelas palavras também de Voltaire: "Mesmo não concordando com o que dizes, defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo” e de preferência, AQUI! Muito obrigado e comente! Hasta La Victoria Siempre (Che, Pres. de honra da UBES)

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial