domingo, 20 de março de 2011

Sociologia e Filosofia, mais uma vitória do povo! Por Ismael Cardoso


Este belo artigo que foi ao ar no Portal EstudanteNet em 4 de Junho de 2008 serve para ajudar a entender o porque defendemos esta inclusão de duas ferramentas fundamentais para transformação humana, com obrigatoriedade de ensino de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio. O PL nº 11.684/2008 pode ser lido na íntegra, basta dar um click no título do texto, tendo acesso ao sítio do "PENSARE" - Centro de Estudos de Filosofia.

Confiram os dois, PL e o artigo que segue abaixo, pois este ano e próximo, são os prazos para a implementação desta vitoriosa política pública:
"O congresso nacional recentemente aprovou uma matéria que obrigará todos os estados da federação a incluírem no currículo das escolas de ensino médio as disciplinas de sociologia e filosofia e, nesta segunda-feira dia 02 de junho o vice-presidente José Alencar sancionou num ato com os movimentos sociais. Esta matéria que sem dúvida poderá representar grandes mudanças na educação pública. O que deve ser discutido nas salas de aula para que possamos utilizar estas disciplinas como instrumentos poderosos que são, para superar o processo alienante que ainda persiste na educação como um todo? Que mudanças poderão acarretar na escola brasileira a inclusão destas disciplinas?
O ser humano se diferencia dos demais animais por que não se adapta a natureza para construir a sua sobrevivência e satisfazer as suas necessidades, ao contrário, o ser humano intervém na natureza para dela extrair a sua sobrevivência e a satisfação de todas as suas necessidades. A esta intervenção damos o nome de trabalho, por tanto, o que nos diferencia do outros animais é o trabalho, é o trabalho que nos humaniza. A divisão do trabalho numa sociedade capitalista é alienante, não permite ao ser humano identificar-se no processo produtivo de maneira a saber qual o seu papel na sociedade, dizia Marx nos manuscritos econômicos e filosóficos acerca do trabalho alienado que:
1) converte a natureza em algo alheio ao homem, 2) aliena o homem de si mesmo, de sua própria função ativa, de sua atividade vital, e também o aliena do gênero. Ele transforma a vida genérica em meio da vida individual. Em primeiro lugar, ele torna alienadas entre si a vida genérica e a vida individual, em segundo lugar transforma a segunda, de maneira abstrata, em finalidade da primeira, igualmente em sua forma abstrata e alienada.

O trabalho deixa de ser uma realização do ser humano e passa a ser um fardo para ele, da onde o homem é obrigado a fazê-lo para simplesmente não morrer de fome, ele não se identifica no resultado de seu trabalho, para ele o produto final lhe é estranho, assim como lhe é estranho o outro homem e conseqüentemente lhe é estranho a própria vida humana. No capitalismo o trabalho que deveria humanizar também desumaniza! Por isso defendemos um tipo de educação que mescle o ensino propedêutico com a prática produtiva, mas não um tipo de prática produtiva específica, que ensine apenas uma parte de toda a produção. É preciso que se tenha acesso a pelo menos o que é de fundamental importância para o conjunto da produção, é este casamento da teoria com a prática que poderá emancipar a todo povo.

Nossa educação é demasiadamente carregada de subjetivismos, do idealismo que só serve a burguesia e que faz parecer aos seus interesses particulares como sendo interesses de toda a sociedade, desta forma a educação que temos cultua a concorrência capitalista como algo positivo e os vencedores desta concorrência como os melhores, mas não diz que os ditos melhores são também os que tem mais oportunidades, é neste quadro educacional que as disciplinas de sociologia e filosofia podem representar uma verdadeira revolução no nosso sistema educacional, pois, elas podem iniciar um debate nas salas de aula que faz aos defensores do dualismo educacional existente no capitalismo – uma educação de qualidade para uns poucos que se pretendem dirigentes futuros da nação e uma educação rasteira para os futuros dirigidos – perderem o sono, pois, estas disciplinas podem fazer voltar a cena a dialética, o materialismo-histórico debatidos nas salas de aula! A apropriação destas questões por parte dos educandos e por que não dos educadores ajuda na elucidação da alienação a que todos e todas estão condenados. Para tanto é necessário que se discuta amplamente que conteúdos serão utilizados nas salas de aula com a sociologia e a filosofia, os movimentos sociais que tanto lutaram pela implementação destas disciplinas devem também dizer o conteúdo a ser apresentado nas salas de aula, a superação na forma idealista de se ensinar não esta assegurada com a simples sanção do presidente da república a estas duas disciplinas.
Precisamos de uma educação mais racional e menos relativista/subjetivista, é necessário que se utilize os clássicos como conteúdo da sociologia e da filosofia, o materialismo precisa ser discutido nas salas de aula para que se faça um debate sobre nosso papel na sociedade, só assim poderemos dar condições para que se enxergue atrás da arvore o imenso bosque que se esconde, para que se tenha uma visão mais geral de como se organiza a sociedade, o seu modo de produção, a divisão alienante do trabalho a que está submetida a classe trabalhadora, os que dizem que isso não é possível de se aprender no ensino médio o dizem por que sabem quemirantes teóricos mais elevados viabilizam um olhar sobre horizontes mais distantes.

É sempre bom observar que vitórias como estas só são possíveis num ambiente de democracia, de um governo democrático e popular como o governo do presidente Lula, parabéns a todos filósofos e sociólogos que sempre estiveram nesta luta, não por que queiram mais empregos, o que é muito justo, mas por que compreendem a grande mudança que poderemos construir em nosso país com mais esta vitória, parabéns a todos os movimentos sociais e como não poderia deixar de dizer, parabéns a UBES e todo o movimento estudantil que sempre esteve presente nesta luta e continuará empenhado nas novas batalhas que virão."


* Ismael Cardoso é Ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e atua como Diretor de Comunicação da União da Juventude Socialista (UJS)

O PL nº 11.684/2008 que prevê a obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia já esta dando samba, junte-se a este enredo no pique de uma Escola Campeã!

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Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaino nos diz "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.", seu comentário será muito bem vindo pois suas palavras e são ações concretas embasadas no que o maior filósofo de todos os tempos citou "Mais que conhecer a realidade, é necessário transformá-la" (Karl Marx). A política deste Blog, se da pelas palavras também de Voltaire: "Mesmo não concordando com o que dizes, defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo” e de preferência, AQUI! Muito obrigado e comente! Hasta La Victoria Siempre (Che, Pres. de honra da UBES)

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