Luta e poesia! Com sorriso no rosto Obama vê protestos de estudantes!
A foto do dia ontem para muitos foi ver Barack "Obina" batendo uma pelada na Cidade de Deus (CDD), mas ainda bem que os registros de nossos protestos ganharam os holofotes. Dizem por aí que ele depois de ir ao Cristo Redentor bem que queria era curtir um baile funk, mas foi visto carregando um isopor lotado de uísque acompanhado de Lula, e Dilma, ambos carregavam agora uma grande bolsa, que após ter sido encontrada possuia cascos das garrafas de cerveja e limões que foram usados para caipirinha!
Esta rindo querido? É pra não chorar mesmo, pois 4ª frota reativadada após publicizarmos a descorberta de nossa riqueza natural última descoberta em grande escala, que é o Pré-Sal, bem como gasodutos e demais biocombustíveis limpos e renováveis. Bem como, vermos o Pentágono armar com suas bases a militarização nojenta em nosso continente. Mas vamos lutar do nosso jeito, inspirados pelo estadunidense poeta da vida, Malcon X, negro, libertador e emancipador da também nossa América, e foto acima se destacou mundo a fora trazendo consigo combativos camaradas, alguns "Secundas" que denunciaram o covarde presídio de Guantânamo, localizado na revolucionária Cuba.
A eles nosso agradecimento em forma de um belo poema de Carlos Pronzato:
Guantânamo
"Guantânamo Abriremos tuas portas Arrancaremos teu arame farpado Derrubaremos teus muros Destruiremos tuas grades E o teu nome Será pisoteado Pelo peso da justiça E da liberdade Sabemos que os gritos Dos prisioneiros Permanecerão flutuando Como um eco De estrelas infinitas Sabemos que a dor Impregnará o silêncio Das noites mais profundas Sabemos que o teu nome Insistirá Entre escombros Navio fantasma No horizonte Da memória Acaso O arco-íris Alguma vez pintou Os teus muros altos? Acaso A brisa do Caribe Roçou tuas grades Pelo menos Um instante? Ou acaso O sol do crepúsculo Alguma vez desceu Em teus olhos De carrasco? Na última foto Que tirem de Guantânamo Caberão todos os gestos Daqueles que no mundo Sempre se opuseram A este intruso Em solo cubano Na última foto Que tirem de Guantânamo Caberão todos os corpos Torturados Todos os dias e noites E silêncios Gravados nos desenhos Das paredes úmidas De sangue Mas talvez Alguma flor Possa surgir No teu solo ensangüentado Quando Algum dia Alguém se plante Frente ao mundo E diga: “Guantânamo hoje Será derrubado”." O grande Carlos Pronzato assina desta forma linda, melhor que isto só mesmo as palavras que podem ser encontradas em espanhol no Blog dele abaixo(nada que uma tradução não resolva, eu mesmo nem sabia direito o que significava esta assinatura revolucionária: (in "Ode à Revolução") |
Marcadores: Etnia, Imperialismo, Luta de classes, Poesia, Raça
0 Comentários:
Postar um comentário
Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaino nos diz "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.", seu comentário será muito bem vindo pois suas palavras e são ações concretas embasadas no que o maior filósofo de todos os tempos citou "Mais que conhecer a realidade, é necessário transformá-la" (Karl Marx). A política deste Blog, se da pelas palavras também de Voltaire: "Mesmo não concordando com o que dizes, defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo” e de preferência, AQUI! Muito obrigado e comente! Hasta La Victoria Siempre (Che, Pres. de honra da UBES)
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial