OU SEJA, ALÉM DE DVD, CD E CAMISA DE UMA ESCOLA DE SAMBA PAULISTA, OU BLOCO CARNAVALESCO. AGORA, QUEM VAI TAMBÉM O MESMO "KIT BLOG FOLIA", MAS DE UMA AGREMIAÇÃO DO RIO DE JANEIRO.
E fazendo justiça com as próprias mão sob um pequeno teclado, vão duas contribuições de sambistas que dispensariam apresentam apresentação se todo povo brasileiro tivesse acesso a sua cultura popular:
Filosofia" dele, claro... sambista, cantor, compositor, bandolista, violonista brasileiro que teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no "asfalto", ou seja, entra a classe média e o rádio - Noel de Medeiros Rosa da Vila Isabel (1910-1937):
"O mundo me condena, e ninguém tem pena
Falando sempre mal do meu nome
Deixando de saber se eu vou morrer de sede
Ou se vou morrer de fome
Mas a filosofia hoje me auxilia
A viver indiferente assim
Nesta prontidão sem fim
Vou fingindo que sou rico
Pra ninguém zombar de mim
Não me incomodo que você me diga
Que a sociedade é minha inimiga
Pois cantando neste mundo
Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo
Quanto a você da aristocracia
Que tem dinheiro, mas não compra alegria
Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente
Que cultiva hipocrisia"
Por fim... Antônio Candeia Filho (com o pandeira na foto) filho de sambista, o menino Candeia até poderia guardar mágoa do samba. Em seus aniversários, ele contava com certa tristeza, não havia bolo, velinha, essas coisas de criança. A festa era mesmo com feijoada, limão e muito partido-alto. No Natal, a situação se repetia. Seu pai, tipógrafo e flautista, foi, segundo alguns, o criador das Comissões de Frente das escolas de samba. Passava os domingos cantando com os amigos debaixo das amendoeiras do bairro de Oswaldo Cruz.
Fundou a Escola de Samba Quilombos que deveria carregar a bandeira do samba autêntico. O documento que delineava os objetivos de sua nova escola dizia: Escola de Samba é povo na sua manifestação mais autêntica! Quando o samba se submete a influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura de nosso povo.
E quem ficou com gostinho na boca confere mais nos links que deixarei abaixo. E para fechar uma contribuição de uma companheira que já, já será apresentada... ela manda esta linda letra do mestre em questão:
"Menino, tome juízo
escute o que vou lhe dizer
o Brasil é um grande samba
que espera por você
podes crer, podes crer!
...
Á juventude de hoje
dou meu conselho de vez:
quem não sabe o be-a-bá
não pode cantar inglês
aprenda o português!"
0 Comentários:
Postar um comentário
Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaino nos diz "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.", seu comentário será muito bem vindo pois suas palavras e são ações concretas embasadas no que o maior filósofo de todos os tempos citou "Mais que conhecer a realidade, é necessário transformá-la" (Karl Marx). A política deste Blog, se da pelas palavras também de Voltaire: "Mesmo não concordando com o que dizes, defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo” e de preferência, AQUI! Muito obrigado e comente! Hasta La Victoria Siempre (Che, Pres. de honra da UBES)
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial